Comidas brasileiras que você precisa experimentar ao visitar o país

Comidas brasileiras que você precisa experimentar ao visitar o país

O Brasil possui uma culinária riquíssima. Em cada região do país você poderá experimentar pratos incríveis e dos mais variados tipos, para agradar a todos os gostos.

Conheça aqui algumas comidas típicos da gastronomia brasileira e que você não pode deixar de provar durante sua passagem pelo país.

Coxinha

Outro prato típico brasileiro, principalmente em São Paulo, a coxinha é “parecida” com um croquete, porém, feito geralmente com massa de batata e recheado com frango desfiado e Catupiry (um tipo de queijo cremoso e macio). O recheio é envolvido por uma camada de massa, depois coberto com farinha de rosca e depois frito, criar uma casca crocante e perfeita. Você pode encontrar esses snacks em festas infantis e praticamente em todas as esquinas de São Paulo.

Açaí

De todas as frutas da Amazônia, o açaí é talvez a mais conhecido. Tradicionalmente consumida por tribos indígenas como fonte de energia, a polpa da fruta é usada na culinária amazônica e no norte do país como acompanhamento para peixes e outros alimentos. Já no restante do país, a forma mais famosa de comer a polpa da fruta é como sobremesa, de forma doce. Geralmente é servido de forma cremosa, acompanhado de granola e frutas. Também é consumido em forma de suco.

Feijoada

É um dos pratos brasileiros mais famosos. Um cozido de feijão preto com uma grande variedade de carne de porco como linguiça, carne seca, rabo e joelho, tudo muito bem temperado. Para completar o prato, coma com arroz, couve, farofa e pimenta.

Brigadeiro

O brigadeiro é um dos doces mais amados pelos brasileiros. Simples de fazer, ele é presença certa em festas de aniversário e outras comemorações ou, até mesmo para comer em casa com os amigos. É feito a partir de uma mistura de leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Depois é enrolado em forma de bolinha e polvilhado com chocolate granulado.  

Acarajé

O acarajé é um prato típico da Bahia, feitos baianas em barraquinhas de rua mesmo e que tem como origem a influência africana no Brasil. O bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê, é recheado com vatapá (um tipo de creme feito de pão molhado ou farinha, leite de coco, pimentas, salsa e outros ingredientes), camarão seco e vinagrete. Quem não está acostumado a comidas muito apimentadas devem responder “não” à pergunta “Com pimenta?”, já que o tempero baiano costuma ser bem forte.

Pão de queijo

Muito famoso na região sudeste do país, o pão de queijo é um lanche para ser degustado a qualquer hora do dia. Crocante por fora e macio por dentro, o pão de queijo é proveniente do estado de Minas Gerais, famoso pela produção de queijos dos mais variados tipos. Geralmente servidos no formato de pequenas bolinhas, é impossível comer um só.

Churrasco

O brasileiro leva muito a sério o churrasco e não mede esforços na hora de prepará-lo. Geralmente são utilizados ótimos cortes de carne, preparados em uma churrasqueira à carvão. Os cortes mais utilizados para um tradicional churrasco brasileiro são a picanha, a alcatra, o filé mignon, a fraldinha e o cupim. Sem deixar de fora os acompanhamentos como salada de batata, vinagrete, arroz, queijo coalho e farofa. Para complementar, também são servidas outras carnes como linguiça de porco, coxa, asa e coração de frango. Além dos churrascos preparados em casa, há restaurantes chamados churrascaria onde você paga um preço fixo e come tudo o que quiser, e quanto aguentar.

Pastel

O pastel brasileiro é feito de uma massa frita e crocante, frito em óleo bem quente e geralmente é encontrado nas feiras de rua – tornando a perfeita comida de rua. Geralmente possui uma grande quantidade dos mais variados recheios como frango desfiado, carne, queijo, palmito, calabresa e carne seca. Você também pode encontrá-lo em versões doces como morango com chocolate e doce de leite.

Moqueca

A moqueca é uma comida muito tradicional do norte e nordeste do país. Apesar de possuir algumas variações, geralmente é feita com diferentes cortes de peixe, camarão, um molho bem temperado, leite de coco e coentro. Sua consistência lembra um peixe ensopado, mas mais espeço e muito saboroso!

Tapioca

Lembrando um crepe, a tapioca é feita com mais uma variação da mandioca. Muito comum em barraquinhas de rua e também na casa da maioria dos brasileiros – que costumam comê-la no café da manhã -, a tapioca é originária do Nordeste e espalhou-se pelo país. Pode ser consumida com recheios doces, como frutas e chocolate, ou salgado com frango, ovo e queijos.

Pizza

Como já deve ter ficado evidente, os brasileiros adoram recheios e condimentos em praticamente todos os alimentos. Com a pizza não poderia ser diferença. Apesar de ser um prato mundialmente conhecido, a pizza no Brasil tem algumas diferenças do restante do mundo. Aqui o lema é: quanto mais recheio, melhor. Pelas pizzarias por aí é possível encontrar pizza de frango com catupiry, calabresa, quatro queijos, palmito, milho e uma infinidade de outros sabores. A quantidade de molho e a espessura da massa pode variar de restaurante para restaurante.

Farofa

A farofa não é exatamente um prato e sim, um acompanhamento para quase todas as refeições. Feito de farinha de mandioca torrada, ela pode ser simples ou incrementada com bacon, ovo e salsinha. A farofa é amada por praticamente todos os brasileiros, que não deixam de tê-la em casa.

Guaraná

O refrigerante de guaraná já faz parte da cultura brasileira. Feito da fruta do guaraná, originária da Amazônia, o refrigerante é um dos mais vendidos no Brasil e é exportado para cerca de 50 países. De sabor adocicado, ele não pode ficar de fora da sua lista de coisas a provar durante a viagem.

Arroz e feijão

Não podia ficar de fora dessa lista o clássico arroz e feijão – presente na mesa de todos os brasileiros. Para algumas pessoas pode parecer estranho, mas o brasileiro tem o hábito de comer arroz e feijão todos os dias, no almoço e no jantar. Para complementar a dar uma variada no prato do dia, ele pode ser acompanhado com qualquer complemento como frango, carne, linguiça, omelete etc.