Nem só de praia é feito o Brasil – destinos brasileiros para quem gosta de aproveitar o frio

O que visitar
Nem só de praia é feito o Brasil – destinos brasileiros para quem gosta de aproveitar o frio

Como já diria uma das músicas mais famosas do Brasil, vivemos em “um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Mas engana-se quem pensa que o Brasil é feito apenas de praia e sol. Aqui também é ótimo para quem prefere passar as férias em lugares mais frios.

O maior país da América Latina possui paisagens e climas para todos os gostos – inclusive para aqueles que desejam fugir do calor e aproveitar o tempo mais frio. Em algumas cidades brasileiras, é possível até mesmo aproveitar temperaturas abaixo de zero no inverno.

Conheça alguns destinos para quem deseja tirar o casaco do armário e se deliciar com um delicioso vinho ou chocolate quente.

Campos do Jordão – São Paulo

Conhecida como a “suíça brasileira”, Campos do Jordão está localizada a 1.628 metros de altitude, emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e pelos bosques coloridos com o amarelo dos plátanos, do interior paulista. A cidade capricha na arquitetura típica européia, na gastronomia que combina sabores e receitas do da Europa e na programação do Festival de Inverno, um dos mais conceituados do país.

Para quem gosta de agito, uma boa pedida é se hospedar T no bairro de Vila Capivari, onde já estão reunidos badalados restaurantes, cafés, lojinhas e bares – entre eles, a choperia Baden Baden e suas disputadas mesas ao ar livre.

São Joaquim – Santa Catarina

A cidade de São Joaquim, no Estado de Santa Catarina, localizada a 227km de Florianópolis, é famosa não apenas por ser a cidade mais fria do país, mas também por sua principal atividade econômica: a produção das maçãs.

Em meio a paisagens de serra lindas e suas várias araucárias, as temperaturas podem atingir 10 graus negativos no inverno. No mês de abril, época para colher maçãs, que é especialidade da área, São Joaquim faz uma festa que dura por 10 dias, oferecendo shows e vendas das delícias, sendo exemplo compotas, geleias e bolos.

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Gramado e Canela são cidades que aguça todos os seus sentidos. O cheiro de chocolate e de fondue está por todo lado, convidando a uma experiência gastronômica nos cafés, restaurantes e fábricas artesanais ao longo das ruas, principalmente no inverno (junho a setembro), quando os termômetros chegam a 0°C.

Fundadas por alemães, as cidades distantes 7km uma da outra, fazem parte da Serra Gauchá, uma rota considerada uma das mais românticas e perfeita para quem procura boa comida, vinhos e passeios ao ar livre.

Em Gramado, você pode visitar o Museu do Chocolate, que conta a história do doce e dá acesso à área artesanal, o Minimundo, um parque de lazer com construções em miniatura, e tradicional visita ao Lago Negro. Em canela, não deixe de começar o dia pelo tradicional café colonial. São mais de 80 delícias servidas à mesa como geleias, vinhos, bolos e massas caseiras, além das tradicionais polentas e linguiças.